Lei de Joaquim Roriz Neto oficializa Dia do Fator Rh e reforça alerta à população

Lei de Joaquim Roriz Neto oficializa Dia do Fator Rh e reforça alerta à população

Parlamentar afirma que conhecer o tipo sanguíneo e o fator Rh é essencial para evitar complicações e garantir segurança em emergências

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF

No caso de gestantes, saber o fator RH ajuda a evitar problemas graves, como a eritroblastose fetal, uma doença que ocorre quando há incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, nesta quarta-feira (3), a sanção à Lei nº 7.774/2025, que estabelece o 1º de junho como o Dia de Conscientização sobre a Identificação do Fator Rh no Distrito Federal. A legislação é de autoria do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) e tem como objetivo reforçar a importância de a população conhecer seu tipo sanguíneo e seu Fator Rh — informação simples, mas essencial para salvar vidas.

O autor da lei destaca que a medida busca ampliar o acesso da sociedade a informações fundamentais para a saúde. Segundo Joaquim Roriz Neto, “identificar o Fator Rh no sangue é uma informação simples, mas que pode salvar vidas. Saber se o Rh é positivo ou negativo é fundamental para realizar cirurgias, fazer transfusões de sangue e até para planejar uma gravidez. No caso de gestantes, essa informação ajuda a evitar problemas graves, como a eritroblastose fetal, uma doença que ocorre quando há incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê. Por isso, aproveitar o dia 1º de junho — período em que também acontecem ações de incentivo à doação de sangue — é uma forma de reforçar a importância dessa conscientização.”

Roriz Neto também ressalta o impacto da medida em situações emergenciais. “Em acidentes com grande perda de sangue, não há tempo para enviar amostras ao laboratório e aguardar resultados. Nesses casos, já saber o tipo sanguíneo e o Fator Rh permite que a equipe médica faça a transfusão correta imediatamente, aumentando as chances de sobrevivência do paciente. Quanto mais pessoas tiverem essa informação registrada e acessível, mais rápida e segura será a resposta dos profissionais de saúde em momentos críticos.”, afirmou o parlamentar.

Com a sanção, o Distrito Federal fortalece políticas públicas voltadas à prevenção, à segurança em atendimentos de saúde e à conscientização da população sobre práticas que salvam vidas.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Joaquim Roriz Neto

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Novas turmas de guardiões ambientais se formam

Próxima Matéria

Uma pessoa fica ferida após colisão entre dois veículos e um ônibus na EPNB

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share