Lei incentiva a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono no DF

Lei incentiva a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono no DF

Nova legislação adequa a política distrital à legislação federal sobre o tema e estimula o uso de fontes de energia menos poluentes

Reduzir o uso de combustíveis fósseis e diminuir os gases de efeito estufa estão entre as principais metas de sustentabilidade do Brasil. Nesse sentido, o Distrito Federal foi um dos pioneiros ao legislar sobre uma alternativa energética que não gera o poluente gás carbônico (CO₂): a Lei 7.404/2024 instituiu a Política Distrital do Hidrogênio Verde. Essa legislação acabou de ser ampliada e aprimorada, com a sanção da Lei 7.839/2025.

A nova norma amplia a política distrital, para abranger não apenas o hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, com baixas ou nulas emissões de CO₂, mas todos os tipos de hidrogênio de baixa emissão de carbono (H2BC). Essa tecnologia pode ser usada como combustível no setor de transporte e na indústria e servir de matéria-prima na produção de fertilizantes agrícolas.

A Política Distrital do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono foi criada para se adequar ao marco legal do H2BC, legislação federal sancionada meses após a criação da lei distrital sobre o tema.

O deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) é autor de ambas as leis distritais acerca do hidrogênio (Leis 7.404/2024 e 7.839/2025). “Nós estamos criando as bases para uma economia mais sustentável, que gera empregos, atrai investimentos e cuida do meio ambiente ao mesmo tempo”, explica o parlamentar.

Além de adequar a legislação do DF ao marco nacional, a Política Distrital do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono estabelece objetivos e diretrizes para estimular a produção local, tais como:
 

  • Incentivo ao uso de hidrogênio de baixa emissão de carbono no transporte público, na agricultura e em outros setores estratégicos, visando à descarbonização;
     
  • Adoção de instrumentos fiscais e creditícios, em conformidade com a legislação vigente e a disponibilidade orçamentário-financeira do ente distrital, que possibilitem a produção e a aquisição de equipamentos e materiais empregados em sistemas de produção e aplicação de hidrogênio de baixa emissão de carbono;
     
  • Incentivo à celebração de convênios com instituições públicas e privadas, bem como ao financiamento de pesquisas e projetos que visem: 
    • ao desenvolvimento tecnológico e à redução de custos de sistemas de energia à base de hidrogênio de baixa emissão de carbono; 
    • à capacitação de recursos humanos para elaboração, instalação e manutenção de projetos de sistemas de energia à base de hidrogênio de baixa emissão de carbono.
       

Impacto na população vulnerável

O deputado Morro da Cruz considera que a transição energética deve ter um enfoque social, conforme comentou durante a abertura de um seminário sobre hidrogênio verde realizado em setembro de 2025, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O parlamentar reside na comunidade do Morro da Cruz, na região administrativa de São Sebastião. “Esta vivência me fez compreender como as mudanças climáticas impactam com mais força as periferias”, contou o deputado. Ele ressaltou que os moradores de áreas vulneráveis estão mais sujeitos a problemas ambientais, como calor extremo, alagamentos e deslizamentos de terra.

“O hidrogênio verde representa o caminho para uma economia inclusiva, criativa e sustentável. Uma economia que otimiza recursos, reduz desperdícios e gera prosperidade compartilhada. Queremos discutir hidrogênio verde com o olhar voltado para quem mais necessita das políticas públicas. Assim, juntos, construiremos um Distrito Federal que seja referência em desenvolvimento sustentável e inclusão social”, afirmou Morro da Cruz na abertura do seminário.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Nova lei promove transparência nos custos do transporte público do Distrito Federal

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share