Magno comemora tombamento de pedra fundamental da capital, em Planaltina

No comunicado da sessão desta quarta-feira (17), o presidente da Comissão de Cultura da CLDF, Gabriel Magno (PT), comemorou o tombamento federal da Pedra Fundamental da Capital, monumento localizado em Planaltina. O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) votou pelo reconhecimento. A apreciação é a última etapa para integrar o bem ao rol de Patrimônios Culturais Brasileiros. 

“Parabenizo o Iphan e todos e todos de Planaltina, grandes lutadores da cultura da nossa cidade”, destacou Magno. O monumento foi erguido em celebração ao Centenário da Independência, em 1922.  

“Ao analisar a Pedra Fundamental de Planaltina, é possível compreender que seu valor ultrapassa a dimensão material do monumento. Ele está enraizado em uma narrativa que conecta passado, presente e futuro: da Missão Cruls de 1892, passando pelo marco de 1922, até a fundação de Brasília em 1960 e sua permanência como referência simbólica para a comunidade local”, observou o conselheiro e relator do parecer, Cristovam Buarque, que governou o DF de 1995 a 1999.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª Edição desta quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Próxima Matéria

Exposição na CLDF mostra aplicação do Método Paulo Freire em escola do DF

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share