Matérias que preveem proteção a ciclistas e segurança nas escolas avançam na CCJ

Matérias que preveem proteção a ciclistas e segurança nas escolas avançam na CCJ

Comissão aprovou 8 matérias no total

Sob a presidência do deputado Thiago Manzoni (PL), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se reuniu nesta terça-feira (11) e deu parecer favorável a oito projetos que estavam em pauta. Dentre eles, está o PL nº 718/2023, da deputada Jaqueline Silva (MDB). A iniciativa propõe a criação do “Programa de Incentivo, Proteção e Respeito aos Ciclistas”, cujo objetivo é fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, além de garantir maior segurança e respeito aos ciclistas no trânsito.

O texto prevê uma série de medidas para integrar o ciclismo ao planejamento urbano do DF, além de incentivar a cultura da bicicleta como alternativa viável de transporte. Dentre as determinações, está a obrigatoriedade de que os centros de formação de condutores passem a abordar, em seus cursos de habilitação, informações sobre os direitos e deveres dos ciclistas.

Além disso, o texto prevê as escolas públicas do Distrito Federal poderão incluir na grade curricular conteúdos complementares sobre mobilidade sustentável e a importância da bicicleta como meio de transporte e prática esportiva.

Na justificativa do projeto, a deputada argumenta que há uma carência de políticas públicas que incentivem o uso seguro da bicicleta no DF. “Frequentemente são noticiados acidentes envolvendo ciclistas. A falta de respeito e segurança desmotiva a prática do ciclismo na capital”, explica Jaqueline Silva. A proposta recebeu três emendas pela CCJ e foi aprovada por unanimidade.

Segurança nas escolas

De autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), o PL nº 292/2023 institui a campanha “Escola Mais Segura”, que tem como objetivo de promover debates e conscientização sobre a prevenção da violência escolar, uso de drogas, pedofilia, suicídio e bullying, além de medidas para evitar atentados em instituições de ensino.

A medida prevê a realização de palestras, fóruns e seminários com a participação de educadores, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, pais e estudantes. O Poder Executivo será responsável por organizar periodicamente a campanha nas escolas públicas, enquanto as instituições privadas poderão aderir voluntariamente mediante acordo com o governo.

A distrital destaca o aumento da violência em escolas e a disseminação de conteúdos criminosos na internet, que influenciam comportamentos de risco entre os jovens. “A velocidade com que esses atentados acontecem no Brasil é preocupante. Precisamos criar um ambiente escolar seguro e fortalecer o diálogo sobre esses temas”, afirma Belmonte.A matéria já recebeu aval das comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Segurança (CS), de Saúde, Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e, nesta terça-feira, da CCJ.

Demais PLs aprovados

Outros seis projetos receberam pareceres favoráveis no âmbito da CCJ nesta manhã. Dentre eles, o PL 449/2023, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), que prevê implantação dos chamados “jardins filtrantes”.

O texto explica que os jardins filtrantes, também conhecidos como “alagados construídos” ou “zonas de raízes”, são sistemas de fitorrestauração que utilizam plantas ornamentais e macrófitas aquáticas para depurar efluentes domésticos e industriais. Este método é baseado em processos naturais, onde microrganismos presentes nas raízes das plantas ajudam a filtrar a água, promovendo uma melhoria significativa na qualidade deste recurso vital.

“A utilização esses sistemas naturais é uma alternativa limpa e ecologicamente sustentável, além de financeiramente viável, quando comparadas às estações de tratamento de efluente sanitário tradicional, com resultados positivos comprovados em vários países”, argumenta o autor da proposta.

Com quatro emendas apresentadas no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDDHCLP), a CCJ deu parecer favorável ao PL nº 86/2023, da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que prevê a abordagem, retorno à família ou acolhimento de crianças ou adolescentes em situação de rua, que não estejam acompanhados de pelo menos um de seus pais ou responsáveis.

O PL nº 919/2024, de autoria da deputada doutora Jane (MDB), institui a “Semana Distrital de Competições de Robótica”, que será comemorada, anualmente, nos dias 07 a 14 de abril.

A CCJ emitiu parecer favorável também ao PL nº 512/2023, do deputado João Cardoso (Avante), que proíbe instituições de ensino de impor aos alunos formandos a contratação exclusiva de empresa de fotografia e filmagem por elas indicadas para registro de formaturas realizadas no DF. O distrital argumenta que a medida vai “garantir a liberdade de escolha dos alunos formandos, incentivando a concorrência e assegurando a prestação de serviços fotográficos de qualidade nas formaturas”.

Por fim, o PL nº 301/2023, apresentado pelo deputado Wellington Luiz (MDB), busca alterar a Lei nº 6.418/2019, que estabelece a aplicação de multa administrativa pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergência e combate a incêndios ou ocorrências policiais. O novo texto busca expandir a abrangência da lei ao incluir casos de provocação injustificada de alarme, pânico ou tumulto, que podem ocorrer tanto em meios físicos quanto virtuais.

A reunião ordinária desta terça-feira contou ainda com a presença dos deputados Fábio Félix (PSOL), Robério Negreiros (PSD) e Chico Vigilante (PT) e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

DIEGO SORGATTO ANUNCIA INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA ESCRITURA NA MÃO NO SETOR FUMAL, EM LUZIÂNIA

Próxima Matéria

Consumidores têm até domingo para se cadastrar no Nota Goiana

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share