
Planejamento garantirá conectividade durante a conferência mundial do clima, em 2025.
Divulgação
Uma reunião realizada nesta quarta-feira (16) entre o Ministério das Comunicações e o Governo do Pará, em Belém, tratou das estratégias para garantir uma conectividade segura e eficiente durante a COP 30.
Entre os principais pontos discutidos estão o licenciamento de obras de infraestrutura para telecomunicações, que deve resultar em melhorias para os serviços de telefonia móvel e ampliar o acesso à internet na cidade.
Foco em obras de telecomunicações e internet rápida
De acordo com Jordan Paiva, diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, a instalação de novas torres de sinal, redes e cabos de fibra óptica é prioridade.
“A reunião foi fundamental para garantir que as obras necessárias à COP 30 avancem dentro do prazo e, mais do que isso, deixem um legado duradouro de conectividade para Belém e para o Pará”, afirmou Paiva.
Licenciamento e desafios ambientais
A execução das obras envolve um processo complexo, que precisa seguir normas municipais, estaduais e federais, além de atender exigências de licenciamento ambiental.
A articulação entre diferentes esferas de governo é vista como essencial para acelerar os trâmites e garantir todas as entregas a tempo do evento.
O Ministério das Comunicações reforçou o compromisso com políticas públicas de inclusão digital.
Entre as iniciativas, destacam-se a expansão do Programa Wi-Fi Brasil, implantação de novas infovias, instalação de redes de fibra óptica e incentivo ao uso da tecnologia 5G.
Vídeos com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Créditos do conteúdo
Carreta carregada com bobinas de plástico tomba e interdita parte do Anel Rodoviário de BH
Caminhão carregado com bobinas de plástico tomba no Anel Rodoviário de BH Redes Sociais/Reprodução Uma carreta que transportava bobinas de…