Moraes cita 'reciprocidade' e interrompe pedido da Espanha após país negar extradição de Oswaldo Eustáquio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu interromper nesta terça-feira (15) o processo de extradição, para a Espanha, de um cidadão búlgaro que teria cometido crimes no país europeu.
Na decisão, Moraes diz que a medida foi tomada por “reciprocidade” – em resposta à decisão da justiça da Espanha de negar a extradição, para o Brasil, do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.
O ministro avaliou que, ao negar a devolução de Eustáquio (veja detalhes abaixo), a Espanha desrespeitou o “requisito da reciprocidade” previsto no tratado de extradição entre os dois países.
Espanha nega extradição de radical
A decisão espanhola foi comunicada ao Brasil nesta terça – e a Advocacia-Geral da União, o Ministério da Justiça e o Itamaraty já informaram que vão recorrer.
Militante radical bolsonarista, Oswaldo Eustáquio chegou a expor dados pessoais, fotos e informações sobre o delegado que conduziu as investigações sobre Jair Bolsonaro e sua família, inclusive filhos.
Eustáquio espalhou mentiras sobre o processo eleitoral brasileiro, participou publicamente dos acampamentos que pediam um golpe de estado no Brasil e, segundo a PF, chegou a se refugiar no Palácio da Alvorada com medo de ser preso. Ele está atualmente na Espanha.
Como mostrou o blog da Daniela Lima no g1, a decisão da Justiça da Espanha cita que há necessidade de critério de dupla incidência criminal para acusações que justifiquem uma extradição — ou seja: precisa haver tipificação penal tanto no Brasil como na lei da Espanha.

Créditos do conteúdo

Matéria Anterior

SCIA/Estrutural tem novas regras para atuação de ambulantes nas áreas públicas da cidade

Próxima Matéria

Deputados cobram regulamentação das redes sociais após morte de criança

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share