José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Entretanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, disse Orsi no X.
Em abril de 2024, Mujica revelou em coletiva de imprensa ter sido diagnosticado com tumor no esôfago ao fazer um check-up.
O ex-presidente também lidava com uma doença autoimune, que afetava seus rins.
Quem foi Pepe Mujica?
Pepe Mujica nasceu em 1935, em Montevidéu, onde morou ao longo de toda a vida. Começou na política no Partido Nacional, um dos mais tradicionais do Uruguai, onde foi secretário-geral da Juventude.
Fundador do principal grupo guerrilheiro do Uruguai, ficou preso mais de uma década, foi torturado pela ditadura e acabou chegando ao poder décadas depois.
Mujica se tornou o um dos presidentes mais queridos internacionalmente e colocou o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul, na lupa mundial.
Fatos surpreendentes sobre Pepe Mujica
Das ofertas milionárias que recebeu e que nunca aceitou para vender seu famoso fusquinha azul claro, até o triste fato de ter tido que beber a própria urina para sobreviver na prisão, são diversos os episódios que tornam a história do falecido líder esquerdista tão surpreendente.
A CNN compilou dez curiosidades sobre o ex-presidente que atraiu a atenção do planeta para o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul. Confira nesta matéria.
Governo Lula lamenta morte de Mujica
O governo brasileiro lamentou a morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica nesta terça-feira (13). A nota do Ministério das Relações Exteriores destaca que ele foi um “grande amigo do Brasil”.
Leia a nota completa nesta matéria.
Veja imagens de Pepe Mujica:
-
1 de 7
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia em 9 de janeiro de 2025 a extensão do câncer que sofre e que não continuará com o tratamento. Na imagem, ele apresenta seu livro ”Uma ovelha ao poder” na Biblioteca Vasconcelos, na Cidade do México, México, em 2016 • Gerardo Vieyra/NurPhoto
-
2 de 7
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. • Getty Images
-
3 de 7
Mujica, ex-presidente do Uruguai, fala durante um evento que comemora o 38º aniversário do retorno da democracia ao país em Buenos Aires, Argentina, sexta-feira, 10 de dezembro de 2021. • Foto de Mario De Fina/NurPhoto via Getty Images
-
-
4 de 7
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, com Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai • Ricardo Stuckert
-
5 de 7
José ‘Pepe’ Mujica, ex-presidente e senador do Uruguai, em seu discurso de renúncia • Foto: Reprodução/ Senado do Uruguai
-
6 de 7
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecora Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, com Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul • Ricardo Stuckert / PR
-
-
7 de 7
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encontra o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica • Ricardo Stuckert / PR
*em atualização