Nosso Natal: Ação social leva esporte, cultura e solidariedade a 2 mil crianças

O espírito natalino tomou conta do Distrito Federal nesta quarta-feira (10), quando cerca de 2 mil crianças do DF e do Entorno, em situação de vulnerabilidade, participaram de uma tarde festiva na Arena BRB Mané Garrincha. A programação reuniu atividades esportivas e recreativas, apresentações musicais, distribuição de presentes e o aguardado encontro com o Papai Noel. A ação integra a campanha Nosso Natal 2025, organizada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do GDF em parceria com instituições sociais da região.

“Para mim, o que importa é isso. Finalizar o ano deixando essa pitada mesmo de esperança e felicidade na vida dessas crianças, mostrando para elas que as lutas e as dificuldades fazem parte da vida, mas o que marca mesmo a nossa caminhada são as pequenas realizações, e que é possível sonhar e realizar os nossos sonhos”, destacou a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, uma das idealizadoras da ação.

Batizada de Operação Natal em Campo e sob o slogan “Quando o coração entra em jogo, todo mundo vence”, a iniciativa surgiu do compromisso da primeira-dama do DF, em parceria com a mãe do jogador de futebol brasiliense Endrick, Cíntia Ramos, e outros parceiros, em promover transformação social por meio do acolhimento e da oferta de experiências culturais, esportivas e afetivas capazes de ampliar os horizontes e fortalecer a autoestima de meninos e meninas.

“Está sendo muito gratificante, porque eu trabalhava neste estádio quando estava grávida dele e a história dele [com o futebol] começou no Valparaíso de Goiás, aos 4 anos de idade. Então, tenho muita gratidão por ele estar proporcionando esse momento, porque juntos podemos ajudar a mudar a vida do próximo”, disse, entre lágrimas, a mãe do futebolista.

Das 14h às 18h, as crianças participaram de atividades na área externa e no gramado da Arena BRB Mané Garrincha. A programação incluiu circuito esportivo, entrega de medalhas, ações educativas e recreativas, entrega de kits e brindes, lanche, show do grupo Nossa Cor e presença da banda Menos é Mais, além da aguardada chegada do Papai Noel.

Batizada de Operação Natal em Campo e sob o slogan “Quando o coração entra em jogo, todo mundo vence”, a iniciativa surgiu do compromisso da primeira-dama do DF, em parceria com a mãe do jogador de futebol brasiliense Endrick, Cíntia Ramos

Morador de Ceilândia, João Vinicius Marques, 10 anos, foi uma das crianças que participou da ação na arena. Para ele, o dia não poderia ter sido melhor. “Conhecer o estádio e jogar neste campo é um sonho que está se realizando”, admitiu, animado.

“Para mim, o que importa é isso. Finalizar o ano deixando essa pitada mesmo de esperança e felicidade na vida dessas crianças, mostrando para elas que as lutas e as dificuldades fazem parte da vida, mas o que marca mesmo a nossa caminhada são as pequenas realizações, e que é possível sonhar e realizar os nossos sonhos”Primeira-dama Mayara Noronha Rocha

Quem também gostou da iniciativa foi o jovem Erick Rafael Almeida, 10 anos, que mora em Samambaia. “Estou achando muito legal o dia de hoje. Estou muito grato e feliz. Obrigado a quem fez isso para a gente”, classificou.

Projetos sociais

O Nosso Natal é uma das campanhas do GDF, sob gestão da Chefia-Executiva de Políticas Sociais, que integra o calendário oficial do Distrito Federal. A partir do Decreto nº 46.115, de 12 de agosto de 2024, ficou instituído que, no período entre novembro e dezembro, o projeto promoveria ações natalinas para fomentar saúde, educação, bem-estar, desenvolvimento social, cultura, trabalho, lazer e esporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF. Além da iniciativa, a norma instituiu ainda as campanhas Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Solidariedade Salva.

Este ano, além das ações sociais e distribuição de presentes, o Nosso Natal, mais uma vez, conta com uma estrutura na Esplanada dos Ministérios, com visitação gratuita. O espaço é composto por 64.590 m², onde estão montadas a árvore principal — ponto central da vila cenográfica —, a Vila dos Doces, com nove casinhas de 11 m², a Vila dos Elfos, formada por oito casinhas de 11 m², a praça de alimentação, a área do teatro infantil e das oficinas criativas, a pista de gelo, a roda-gigante, o carrossel, a Casa do Papai Noel e palco principal, de 50 metros de largura e 800 m², que receberá apresentações de artistas locais e atrações especiais.

O funcionamento ocorre diariamente das 17h às 23h, com pausa nos dias 24 e 31 deste mês. Todo o circuito conta com intérpretes de Libras, cabine adaptada na roda-gigante, monitores treinados e circulação adequada para pessoas com deficiência. Protocolos de segurança incluem pausas obrigatórias em caso de chuva, garantindo a integridade dos visitantes e da operação.

Outra iniciativa da campanha é a ceia natalina nos restaurantes comunitários do DF, que ocorre em 17 de dezembro. No dia, ao preço de R$ 1, a população poderá apreciar receitas típicas da festividade, atrações musicais e distribuição de brinquedos.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Plenário aprova mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026

Próxima Matéria

Após fortes chuvas, Hugo passará por medidas estruturais de emergência – Portal Goiás

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share