Nova Lei proíbe Iprev de aplicar desconto retroativo a aposentados e pensionistas

Nova Lei proíbe Iprev de aplicar desconto retroativo a aposentados e pensionistas

Foi publicada, nesta quinta-feira (30), uma vitória para servidores aposentados e pensionistas do Distrito Federal. A Lei Complementar 1.054/2025 veta a cobrança retroativa de descontos nos proventos relativos aos meses de novembro e dezembro de 2020, quando as alíquotas de contribuição previdenciária foram alteradas. A nova legislação, de autoria do primeiro vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), evita cobranças que poderiam superar R$ 2 mil.

“Essa é uma grande vitória dos aposentados e pensionistas do DF. Conseguimos acabar com uma cobrança absurda que afetaria mais de 60 mil famílias, gente que dedicou a vida ao serviço público e não podia ser penalizada por um erro do próprio governo”, afirmou Ricardo Vale.

Na prática, o texto altera a Lei Complementar nº 970/2020, que estabelece regras do Regime Próprio de Previdência Social do DF, adiando – em dois meses – o início da vigência das novas alíquotas da contribuição previdenciária para os inativos. 

Com a reforma da previdência do DF, em 2020, os servidores inativos que recebiam até o teto do Regime Geral de Previdência Social (R$ 8.157,41 em 2025), antes isentos, passaram a ter desconto de 11%. Os que recebiam acima desse valor passaram a pagar 14%. Essas novas alíquotas deveriam ter sido cobradas a partir de 1º de novembro de 2020, mas não o foram, e só começaram a ser aplicadas em 1º de janeiro de 2021.  

O deputado também destaca que a cobrança retroativa prejudicaria os aposentados e os pensionistas em uma fase da vida que em que há desafios da saúde. “Esse erro do governo iria penalizar os nossos aposentados e pensionistas, cuja idade média atual já está próxima de 70 anos, justamente na fase da vida em que aumentam consideravelmente os custos com saúde”, afirma Ricardo Vale.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Estudantes da UnB visitam a Secretaria de Turismo do DF em atividade do curso de Gestão Municipal do Turismo

Próxima Matéria

PCDF prende grupo por golpes com cartões clonados no Lago Norte

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share