Operação Sentinel é deflagrada para investigar caso de extremismo violento com motivação ideológica e racista

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), deflagrou nesta quinta-feira (6) a operação Sentinel, com o objetivo de investigar um caso de extremismo violento com motivação ideológica e racista.

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Goiânia (GO) para coletar informações, identificar possíveis conexões com outros grupos extremistas e prevenir atos violentos na capital. Nas buscas, os agentes apreenderam diversos documentos, incluindo um caderno com anotações indicando que o investigado pretendia entrar nos Estados Unidos via Guatemala.

O suspeito, de 33 anos, teria enviado mensagens eletrônicas com conteúdo de ódio racial e antissemita, além de ameaças a autoridades estrangeiras. Também enviou e-mails a membros do governo americano com conteúdo discriminatório e, no dia seguinte, tentou entrar na Embaixada dos Estados Unidos portando uma mala, sendo impedido pela equipe de segurança.

O caso foi comunicado pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos ao Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que acionou a PCDF no fim de outubro.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (NED/MPDFT), da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP.

De caráter preventivo e investigativo, a ação busca garantir a segurança da população do Distrito Federal e impedir a disseminação de discursos de ódio e práticas extremistas que representem ameaça à paz social.

Com informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Fonte Original

Matéria Anterior

Prazo de inscrição para intercâmbio científico na Europa é prorrogado até o dia 24

Próxima Matéria

PRO 60+ divulga oportunidade para idosos que desejem estudar na UnB

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share