Operação Sinistro Zero inicia série de ações de trânsito na reta final do ano

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), iniciou, neste sábado (8), a Operação Sinistro Zero, com o objetivo de reduzir ao máximo o número de sinistros nas rodovias distritais durante o período chuvoso.

A ação, que foi realizada no Km zero da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), combinou atividades de educação e fiscalização, e buscou conscientizar os motoristas sobre a importância de práticas seguras ao volante. A operação contou com um efetivo de 12 agentes, cinco viaturas e uma motopatrulha. Também houve a participação de três integrantes da companhia de teatro do DER.

“O DER trabalha na preservação de vidas e, para isso, sabe que, além das obras que melhoram a fluidez do trânsito, é extremamente necessário realizar ações de educação e fiscalização. Não trabalhamos para punir, e sim para orientar e tornar o trânsito cada vez mais seguro e garantir que as leis sejam respeitadas”, afirmou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

Durante a atividade, foram abordados temas cruciais como a importância de equipamentos obrigatórios em bom estado (triângulo, estepe, macaco hidráulico e chave de roda), a conservação dos veículos (pneus, limpadores de para-brisa, sistema de iluminação e freios), o reforço de que a vida vale mais do que qualquer infração, a importância de se evitar o consumo de álcool ao dirigir, a necessidade de atenção total no trânsito, de respeitar a travessia de pedestres na faixa, o uso correto de equipamentos de segurança, os cuidados com a segurança no transporte de crianças e a importância de reduzir a velocidade para salvar vidas, principalmente em pistas molhadas, considerando fatores como visibilidade, tráfego e condições climáticas extremas.

“Nós trabalhamos para garantir a segurança de todos que utilizam as rodovias do DF”, afirmou Raphael Augusto, gerente de análise de sinistros de trânsito do DER-DF. Ele também destacou a importância da conscientização e da fiscalização para evitar sinistros. “A Operação Sinistro Zero demonstra o compromisso do DER-DF em promover um trânsito mais seguro e eficiente para a população do Distrito Federal”, concluiu.

Na atividade, foram realizadas 90 abordagens, destas, em 11 houve necessidade de autos de infração, três por mau estado de conservação de pneus, um por sistema de iluminação alterado, um por inabilitação de moto, além de seis casos de de licenciamento vencido.

Na operação, além de orientação e fiscalização para um trânsito mais seguro, o grupo de teatro do DER realizou ações teatrais e distribuiu materiais educativos.

“Temos a consciência de que o trânsito está cada vez mais complexo e que a educação é a nossa maior aliada para evitar sinistros. Com isso, a população entende os riscos, viaja de forma mais preventiva para chegar com segurança e tranquilidade ao destino”, disse o gerente da Escola Vivencial de Trânsito do DER, Transitolândia, Afonso Dutra.

Mais ações do tipo estão programadas para acontecer na reta final deste ano.

Os locais não podem ser divulgados para garantir que a operação transcorra normalmente nas próximas edições.

*Com informações do DER-DF

Fonte Original

Matéria Anterior

Ação de acolhimento atende 50 pessoas em situação de rua no DF nesta semana

Próxima Matéria

Dupla é presa com arma e cocaína durante operação em Ceilândia

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share