Parques ecológicos do DF contarão com poços artesianos

Os parques ecológicos Riacho Fundo, Ezechias Heringer e Águas Claras receberão poços artesianos para uso em atividades que não necessitam de água tratada. A iniciativa, conduzida pelo Instituto Brasília Ambiental, utiliza recursos de compensação florestal e tem investimento estimado em R$ 295,5 mil.

A vice-governadora Celina Leão destacou o impacto positivo da medida:

“A captação de água do subsolo elimina ou reduz drasticamente a dependência do fornecimento da concessionária, gerando economia nos custos mensais e promovendo uma gestão mais sustentável dos recursos naturais.”

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, reforçou o caráter ambiental do projeto:

“A água subterrânea, quando bem gerenciada, contribui para a preservação ambiental. O uso de poços artesianos diminui a pressão sobre rios e represas.”

De acordo com o superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Marcos Cunha, a proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara de Compensação Ambiental e Florestal (CCAF) e inclui desde a elaboração dos projetos até a instalação das bombas submersas. Ele informou que todos os parques sob gestão do Brasília Ambiental têm potencial hídrico para receber poços no futuro.

“O objetivo é que esta ação, que está apenas começando, chegue a todas as Unidades de Conservação”, afirmou.

Cunha explicou que o Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC) prevê a recuperação de áreas degradadas e o incentivo a atividades de lazer e recreação, que demandam alto consumo de água.

“Essas atividades e a produção de mudas poderão ser supridas com água bruta, sem necessidade de tratamento, gerada pelos poços artesianos”, completou.

Atualmente, as etapas de execução do projeto estão entre 10% e 40% concluídas — o menor percentual refere-se à entrega dos relatórios técnicos, e o maior, à instalação dos poços e placas. A previsão é que até fevereiro de 2026 os três parques já estejam utilizando água proveniente dos poços artesianos.

Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte Original

Matéria Anterior

Concurso Sabor de Escola chega ao Núcleo Bandeirante e define mais duas semifinalistas

Próxima Matéria

Líderes comunitários são homenageados no auditório da CLDF

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share