Plenário aprova remissão de IPTU a clubes sociais e esportivos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei nº 2000/2025, de autoria do Poder Executivo, que concede remissão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) a clubes sociais, esportivos e associações recreativas do Distrito Federal. A medida, que tramitou em regime de urgência, foi aprovada em primeiro e segundo turnos por maioria de votos.

A proposta prevê a extinção dos créditos tributários de IPTU incidentes sobre imóveis edificados utilizados como sedes sociais, desportivas e recreativas dessas entidades, desde que os fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2025. A remissão, no entanto, não implica restituição de valores já pagos ao Tesouro do DF.

Segundo a Secretaria de Estado de Economia, o objetivo é promover a regularização fiscal dessas instituições, favorecendo a manutenção de atividades sociais e esportivas e contribuindo para a geração de empregos e renda.

O Buriti argumenta que “a proposta de remissão não tem como efeito direto a criação de novos empregos, mas pode contribuir indiretamente para a preservação dos postos de trabalho já existentes nos clubes sociais, esportivos e associações recreativas do DF”.

Impacto orçamentário

Estudo Técnico da Secretaria de Economia estima que a renúncia fiscal decorrente da medida será de R$ 10.544.997 em valores de 2025. A proposta exigiu ajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício vigente, substituindo um benefício fiscal anteriormente previsto, mas não implementado, relacionado à isenção de IPTU para imóveis de programas habitacionais de interesse social.

O Poder Executivo argumenta ainda que, embora não gere impacto direto para os consumidores, a medida pode beneficiar indiretamente a população ao garantir a continuidade das atividades nessas instituições, que oferecem serviços de grande relevância social. Além disso, ao condicionar o benefício à regularização de outros débitos inscritos em dívida ativa, a proposta pode estimular a recuperação de créditos tributários de natureza diversa.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Licitação aberta para obras de energia elétrica no Setor Noroeste

Próxima Matéria

Equipes do GDF trabalham no entorno do Autódromo de Brasília antes da reabertura do espaço

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share