Procuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento

Procuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento

Veja como emitir a credencial digital: gratuita, vitalícia e válida em todo o Brasil

A credencial para as vagas de estacionamento reservadas às pessoas com 60 anos ou mais no Distrito Federal pode ser emitida e acessada de forma digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para aqueles que aderirem, o uso do cartão físico no painel do veículo deixa de ser obrigatório. 

A medida começou a ser implementada no final de 2024, com várias novidades: o credenciamento digital tem validade em todo o território nacional, e o documento é vitalício.  

A fiscalização também foi modernizada: os agentes de trânsito podem realizar a verificação de forma online, por meio do Sistema Nacional de Trânsito (Senatran). Para isso, é essencial que a credencial do idoso esteja vinculada à placa do veículo e disponível para consulta. 
 

Chico Vigilante é Procurador do Idoso da CLDF (Andressa Anholete/Agência CLDF)

“A fiscalização digital, feita por meio das placas, traz mais segurança aos idosos que utilizam as vagas prioritárias e ajuda a coibir o uso indevido desses espaços. É um passo significativo para garantir respeito e prioridade às pessoas idosas no trânsito”, avalia o procurador dos idosos da Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante (PT). 

Vale lembrar que estacionar indevidamente em vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou gestantes é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,24, adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da remoção do veículo. 

Como solicitar a credencial digital? 

O processo é totalmente gratuito e online, sem a necessidade de deslocamentos, por meio do aplicativo Carteira Digital Online (CDT). Veja o passo a passo: 

1 – Acesse e atualize o aplicativo CDT no celular, utilizando a sua conta gov.br. É necessário possuir o selo Prata de segurança; 

2 – Leia o termo de responsabilidade e a política de privacidade e confirme; 

3 – Acesse a opção ‘Condutor’ e selecione a opção ‘Credencial de Idosos’;  

4 – Acione a opção “Emitir credencial’; 

5 – Selecione a opção ‘Li e concordo com os termos e condições’ e, em seguida, clique em ‘Emitir credencial de idoso’; 

6 – Feito! A sua credencial estará ativa e sem a necessidade de impressão. 

Para vincular a credencial a veículo próprio, acione a opção ‘Vínculo da credencial a veículo’ e, sem seguida “Vincular ao meu veículo’. Serão listados os veículos de propriedade do beneficiário, que deverá selecionar qual o desejado para vincular ao documento. Depois de confirmar todas as etapas, o processo estará concluído. 

Caso o intuito seja vincular a credencial digital a veículo de terceiros, acione ‘Vínculo da credencial a veículo’ e, em seguida, ‘Solicitar vínculo a veículo de terceiro’. Haverá um campo para incluir a placa do carro e o CPF do proprietário, o qual será notificado e precisará autorizar a ação. 

*Com informações da assessoria de comunicação da PRO60+

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Aprovação de câmeras nas salas de aula de escolas do DF divide opiniões

Próxima Matéria

Agências do trabalhador têm 669 vagas disponíveis nesta quinta (23)

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share