Envolver os alunos em atividades que despertam o interesse pela leitura é um dos segredos do Projeto Colmeia Literária, desenvolvido pela Escola Classe (EC) 05 de Sobradinho. Reconhecida como prática exitosa da rede pública de ensino do Distrito Federal, a iniciativa busca formar novos leitores por meio de experiências lúdicas e significativas.
O projeto utiliza recursos como a Sala das Histórias, que promove alfabetização e letramento de forma divertida, e a Biblioteca Ziraldo, que recebe quinzenalmente turmas do 1º ao 5º ano para atividades de leitura, encenações e musicalização. Com palco, fantasias e cenários coloridos, o espaço estimula a criatividade e a expressão das crianças.
A diretora da EC 05 de Sobradinho, Inara Silva, celebrou o reconhecimento do projeto.
“Foi uma felicidade muito grande sermos escolhidos, porque demonstra a importância da educação e da leitura para os nossos alunos. A leitura vai além do livro, promovendo autoconhecimento, empatia e equilíbrio emocional”, afirmou.
Outra dinâmica que desperta interesse é o Livro Secreto, em que cada criança escolhe seu livro às cegas, levando-o para casa sem saber a obra. O conteúdo só é revelado na apresentação final, quando o aluno também recebe o passaporte do leitor, incentivando curiosidade e envolvimento.
Criando leitores
Na Sala das Histórias, os estudantes têm contato com os clássicos da literatura infantil. As leituras e contações lúdicas abordam temas como preconceito, inclusão e amizade de forma leve e vivencial. Para alunos dos últimos anos do fundamental I, o projeto inclui discussões sobre bullying, autoestima e aceitação, preparando-os para uma transição emocional tranquila para o fundamental II.
A professora Frizete de Oliveira, atuante no projeto e em encenações, ressalta a participação ativa das crianças.
“As crianças esperam com ansiedade o dia de vir para a Sala das Histórias, ficam encantadas, participam, sugerem livros e personagens. A leitura nos ajuda a tratar de temas delicados de um jeito que as crianças compreendem, pois refletem, colocam-se no lugar do outro e aprendem valores importantes enquanto se divertem”, explicou.
Reconhecimento e visita da SEEDF
O sucesso do projeto atraiu a atenção da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que realizou, nesta quinta-feira (23), uma visita técnica à escola. O objetivo foi conhecer a iniciativa e elaborar um material orientador para fomentar ações de leitura em outras unidades da rede pública.
A representante da Diretoria de Serviços, Programas e Projetos Transversais (Dispre) da SEEDF, Anelise Barcelos, afirmou que a valorização e o mapeamento de projetos bem-sucedidos são fundamentais para incentivar a leitura nas escolas públicas.
“Estamos na escola para conhecer de perto este projeto exitoso e observar como ele é desenvolvido na prática”, disse.
Durante a visita, a equipe acompanhou uma aula de contação de histórias e apresentações dos livros escolhidos pelos alunos. Entre eles, Aira Lima, 8 anos, do 3º ano, apresentou a obra A Menina e seus Pontinhos com performance ao teclado.
“Eu gostei muito de tocar e quero fazer outras apresentações de livros. É muito divertido mostrar para todo mundo o que a gente aprendeu”, contou a aluna, destacando o incentivo da mãe e da professora Fernanda Pimentel.
O Projeto Colmeia Literária demonstra, assim, que atividades criativas e envolventes podem formar novos leitores e fortalecer habilidades socioemocionais, preparando crianças para o futuro com empatia, autoconhecimento e amor pelos livros.
Com informações da Secretaria de Educação