Projeto Colmeia Literária transforma alunos em novos leitores em escola de Sobradinho

Envolver os alunos em atividades que despertam o interesse pela leitura é um dos segredos do Projeto Colmeia Literária, desenvolvido pela Escola Classe (EC) 05 de Sobradinho. Reconhecida como prática exitosa da rede pública de ensino do Distrito Federal, a iniciativa busca formar novos leitores por meio de experiências lúdicas e significativas.

O projeto utiliza recursos como a Sala das Histórias, que promove alfabetização e letramento de forma divertida, e a Biblioteca Ziraldo, que recebe quinzenalmente turmas do 1º ao 5º ano para atividades de leitura, encenações e musicalização. Com palco, fantasias e cenários coloridos, o espaço estimula a criatividade e a expressão das crianças.

A diretora da EC 05 de Sobradinho, Inara Silva, celebrou o reconhecimento do projeto.

“Foi uma felicidade muito grande sermos escolhidos, porque demonstra a importância da educação e da leitura para os nossos alunos. A leitura vai além do livro, promovendo autoconhecimento, empatia e equilíbrio emocional”, afirmou.

Outra dinâmica que desperta interesse é o Livro Secreto, em que cada criança escolhe seu livro às cegas, levando-o para casa sem saber a obra. O conteúdo só é revelado na apresentação final, quando o aluno também recebe o passaporte do leitor, incentivando curiosidade e envolvimento.


Criando leitores

Na Sala das Histórias, os estudantes têm contato com os clássicos da literatura infantil. As leituras e contações lúdicas abordam temas como preconceito, inclusão e amizade de forma leve e vivencial. Para alunos dos últimos anos do fundamental I, o projeto inclui discussões sobre bullying, autoestima e aceitação, preparando-os para uma transição emocional tranquila para o fundamental II.

A professora Frizete de Oliveira, atuante no projeto e em encenações, ressalta a participação ativa das crianças.

“As crianças esperam com ansiedade o dia de vir para a Sala das Histórias, ficam encantadas, participam, sugerem livros e personagens. A leitura nos ajuda a tratar de temas delicados de um jeito que as crianças compreendem, pois refletem, colocam-se no lugar do outro e aprendem valores importantes enquanto se divertem”, explicou.


Reconhecimento e visita da SEEDF

O sucesso do projeto atraiu a atenção da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que realizou, nesta quinta-feira (23), uma visita técnica à escola. O objetivo foi conhecer a iniciativa e elaborar um material orientador para fomentar ações de leitura em outras unidades da rede pública.

A representante da Diretoria de Serviços, Programas e Projetos Transversais (Dispre) da SEEDF, Anelise Barcelos, afirmou que a valorização e o mapeamento de projetos bem-sucedidos são fundamentais para incentivar a leitura nas escolas públicas.

“Estamos na escola para conhecer de perto este projeto exitoso e observar como ele é desenvolvido na prática”, disse.

Durante a visita, a equipe acompanhou uma aula de contação de histórias e apresentações dos livros escolhidos pelos alunos. Entre eles, Aira Lima, 8 anos, do 3º ano, apresentou a obra A Menina e seus Pontinhos com performance ao teclado.

“Eu gostei muito de tocar e quero fazer outras apresentações de livros. É muito divertido mostrar para todo mundo o que a gente aprendeu”, contou a aluna, destacando o incentivo da mãe e da professora Fernanda Pimentel.

O Projeto Colmeia Literária demonstra, assim, que atividades criativas e envolventes podem formar novos leitores e fortalecer habilidades socioemocionais, preparando crianças para o futuro com empatia, autoconhecimento e amor pelos livros.

Com informações da Secretaria de Educação

Fonte Original

Matéria Anterior

Projetos do DF ganham destaque em etapa nacional do Fórum de Segurança Pública

Próxima Matéria

Sinalização de trânsito inédita homenageia o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share