Três projetos da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) foram selecionados para apresentação na etapa virtual do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que ocorrerá nos próximos dias 29 e 30, em formato online. Serão três sessões diárias — das 9h30 às 11h30, das 14h às 16h e das 16h30 às 18h30.
A seleção coloca o Distrito Federal, mais uma vez, em debates nacionais sobre inovação, humanização e governança em segurança pública, consolidando o papel da SSP-DF como referência na integração de políticas públicas e no fortalecimento da cidadania. Para o titular da pasta, Sandro Torres Avelar, a aprovação representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas de segurança no DF.
“É motivo de orgulho ver iniciativas tão importantes serem reconhecidas e compartilhadas com todo o país. São ações que traduzem a nossa visão de segurança pública: técnica, integrada, humanizada e baseada em evidências. O Distrito Federal tem se destacado nacionalmente em práticas de gestão e prevenção”, destaca Avelar.
Trabalhos selecionados
O projeto Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas, desenvolvido pela Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública (Subisp) da SSP-DF, foi um dos selecionados. A iniciativa integra segurança pública, assistência social, saúde e comunicação, priorizando o acolhimento às famílias e a prevenção de desaparecimentos. Reconhecido nacional e internacionalmente, o projeto representa um avanço importante no enfrentamento desse fenômeno com uma abordagem sensível e intersetorial.
“Essa seleção representa o reconhecimento do trabalho técnico e dedicado das equipes da Secretaria. Cada um desses projetos traduz o esforço coletivo de construir uma segurança pública mais integrada. Ver nossas práticas sendo apresentadas em um fórum nacional é motivo de orgulho e reforça a importância de políticas que unem conhecimento e experiência de campo”, destaca o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Tavares Fernandes.
A Etapa Virtual dos Encontros Anuais do FBSP surgiu para atender ao anseio de policiais e gestores de todo o país por espaços de divulgação de pesquisas, projetos e boas práticas desenvolvidas por profissionais da segurança pública
Outro trabalho aprovado foi o livro da 1ª Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp), intitulado Integralidade e Participação Social. A publicação reforça o compromisso da SSP-DF com a transparência, a participação social e a construção colaborativa de políticas públicas — pilares que orientam o programa Segurança Integral.
“Participar do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é sempre uma oportunidade de trocar experiências e reafirmar o compromisso que temos, no Distrito Federal, com uma segurança pública humanizada, integrada e baseada em evidências. Ter esses projetos entre os trabalhos aprovados é o reconhecimento de um esforço coletivo da SSP-DF e de toda a rede de parceiros que acreditam na construção de políticas públicas com participação social e sensibilidade humana”, afirma a assessora de Segurança Cidadã, Daniele de Sousa Alcântara.
Também foi selecionado o trabalho “Governança baseada em evidências no DF: como a CTMHF transforma dados de feminicídios tentados e consumados em decisões operacionais e políticas públicas”, elaborado pela equipe da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF). O estudo apresenta o modelo de governança de dados que permite acompanhar o ciclo completo dos casos — da ocorrência ao desfecho processual —, promovendo análises qualificadas e diagnósticos que subsidiam decisões estratégicas.
Entre os resultados obtidos estão a revisão de terminologias utilizadas em registros, com a exclusão do termo “passional”, o monitoramento ativo de autores foragidos por meio do sistema de recompensas (Decreto nº 40.177/2019) e a produção de notas técnicas e painéis analíticos que orientam políticas públicas e campanhas de prevenção.
“Este trabalho apresenta, de forma organizada, os resultados das ações contínuas da CTMHF em governança baseada em evidências. Com dados integrados, padronização e rastreabilidade do caso do início ao fim, corrigimos linguagem, priorizamos capturas com o sistema de recompensas e entregamos diagnósticos que balizam operações e campanhas. É a evidência mostrando onde priorizar — e a prioridade virando resultado na proteção das mulheres”, conclui o coordenador da CTMHF, Marcelo Zago.
Etapa virtual
Criada em 2020, a Etapa Virtual dos Encontros Anuais do FBSP surgiu para atender ao anseio de policiais e gestores de todo o país por espaços de divulgação de pesquisas, projetos e boas práticas desenvolvidas por profissionais da segurança pública.
O formato digital tem como objetivo ampliar o alcance e a visibilidade desses trabalhos e democratizar o acesso às apresentações, permitindo que profissionais das três esferas — federal, estadual e municipal — compartilhem experiências e resultados de suas ações.
Nesta edição, além dos profissionais da segurança, o Fórum também abriu espaço para gestores e pesquisadores que atuam em áreas correlatas, como auditores de tribunais de contas e servidores públicos que desenvolvem práticas reconhecidas por suas instituições.
Com informações da Agência Brasília