Quem é a freira amiga de papa Francisco que quebrou protocolo no velório

A freira franco-argentina, Genevieve Jeanningros, 81, chamou a atenção ao parar ao lado do caixão do papa Francisco, no início do velório na Basílica de São Pedro, na quarta-feira (23).

Durante a cerimônia de início do funeral, presidida pelo camerlengo Kevin Farrell, os cardeais e demais clérigos se organizaram em fila para reverenciar o caixão. Foi quando um segurança auxiliou a freira a se aproximar do corpo, passando ao lado da fila e ficando alguns minutos observando o corpo de Francisco, enquanto chorava.

O ato foi considerado uma quebra de protocolo, pois, teoricamente, seria um momento anteriormente reservado para cardeais, bispos e padres.

Jeanningros é conhecida por seu trabalho com a comunidade LGBTQIA+ e recebeu o pontífice em visitas à cidade costeira de Óstia diversas vezes.

 

Segundo o Vaticano, a freira faz parte da Fraternidade das Irmãzinhas de Jesus e vive há 56 anos em meio a comunidades LGBTQIA+.

A amizade entre os dois começou logo após a eleição de Francisco, quando a freira escreveu para ele contando a história de sua tia missionária, Léonie Duquet, que desapareceu na Argentina durante o regime militar. Desde então, não pararam de se corresponder.

Religiosa na audiência em 2018 com o papa Francisco • Vatican Media

Visitas semanais

A Santa Sé relatou que a religiosa ia à Praça São Pedro todas as quartas-feiras para cumprimentar o pontífice e fazê-lo encontrar alguns grupos de pessoas.

São muitos os que passaram por lá para receber a benção do líder da Igreja Católica, graças a ela, nos últimos anos: nômades, ciganos, circenses, transgêneros, homossexuais, casais de vários tipos.

Em uma dessas visitas, Jeanningros conseguiu promover o encontro entre a família de um médico americano homossexual que morreu de Covid enquanto trabalhava na pandemia, mas cujo funeral na igreja foi recusado por sua orientação sexual.

“O pai dele disse: ‘Não acredito mais nesta Igreja’. Por meio de uma irmã dos EUA, os fizemos vir a Roma e saudaram o Papa que os abençoou… E eles recomeçaram, em todos os sentidos”, expressou ela.

 

Créditos do conteúdo

Matéria Anterior

Núcleo de São Sebastião da DPDF terá nova sede

Próxima Matéria

Mais de 155 mil famílias do DF podem ter até 65% de desconto na fatura de energia

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share