Secretaria do Meio Ambiente coloca o DF como referência em proteção ao bioma Cerrado

O ano de 2025 foi marcado por ações importantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), voltadas a preservação do Cerrado, combate a incêndios florestais, sustentabilidade e educação ambiental. Com destaque para o protagonismo do Distrito Federal na COP 30, a pasta ampliou iniciativas e consolidou políticas públicas que reforçam o papel da capital na agenda ambiental brasileira.

Na pauta climática, a 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente discutiu propostas para enfrentar a emergência climática. O DF teve papel de destaque na COP 30, quando compartilhou políticas bem-sucedidas de conservação e firmou parcerias internacionais em energia renovável.

O combate aos incêndios florestais foi fortalecido com inteligência artificial (IA), por meio do projeto DF sem Fogo, que ampliou o monitoramento em áreas críticas do Cerrado com câmeras e algoritmos inteligentes. Houve redução de 32,4% da área queimada em relação a 2024. Os dados integram o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), que subsidia decisões estratégicas. Ações educativas envolveram mais de 700 estudantes e mobilizações com diversos órgãos conscientizaram a população.

A educação ambiental alcançou públicos diversos e regiões do DF. A proteção da vegetação nativa teve destaque: o DF registrou queda histórica de 95,1% no desmatamento, segundo o MapBiomas, e plantou 15 mil mudas nativas em áreas prioritárias. Um edital de R$ 3,8 milhões foi lançado para manutenção e monitoramento dessas áreas.

Para o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, os avanços refletem a integração entre inovação, gestão e participação social. “O uso de tecnologia, aliado ao envolvimento das comunidades e parceiros institucionais, tem sido decisivo para proteger o Cerrado”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância da política ambiental no conjunto de ações do GDF. “Estamos comprometidos com uma gestão que concilia desenvolvimento e responsabilidade ambiental. O DF está na vanguarda de soluções sustentáveis que dialogam com o Brasil e o mundo”, disse. 

A Sema-DF realizou seminários sobre participação popular, reflorestamento e o Fórum Distrital para prevenção de incêndios em 2026

A Sema-DF participou da primeira edição da Feira do Livro de Brasília com o tema “Meio ambiente e sustentabilidade”, e também da Campus Party, promovendo debates sobre o assunto. Realizou ainda seminários sobre participação popular, reflorestamento e o Fórum Distrital para prevenção de incêndios em 2026. O turismo ecológico avançou com o lançamento de um portal sobre trilhas no DF. Já o Campeonato de Pesca, com três etapas, reforçou o uso sustentável dos recursos hídricos.

Com essas e outras ações, em 2025 a Sema-DF reafirmou seu compromisso com a construção de uma cidade mais verde, resiliente e consciente.

*Com informações da Sema-DF

Fonte Original

Matéria Anterior

Adolescente é apreendido ao dispensar drogas em igreja durante fuga da PMDF em Ceilândia

Próxima Matéria

Cães de policiamento participam de ação na Rodoviária do Plano Piloto

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share