Servidores da segurança pública são homenageados por atos de bravura
Sessão solene entrega moções de louvor aos homenageados por tomarem atitudes decisivas para salvar vidas e proteger a população
Nesta quinta-feira (11), a Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu uma homenagem a profissionais da segurança pública que se destacaram por atos de bravura. Os servidores — na maioria bombeiros e policiais — receberam moções de louvor por tomarem atitudes decisivas para salvar vidas e proteger a população, muitas vezes agindo em seus momentos de folga.
A sessão solene com o tema “A honra de servir — Heróis que fazem diferença” foi realizada pela deputada Paula Belmonte (PSDB). “São pessoas que, mesmo fora de serviço, mantêm o olhar atento e o coração disposto a servir. Hoje, celebramos servidores que não apenas cumprem suas funções, mas honram diariamente o compromisso de proteger e salvar vidas”, afirmou a parlamentar.
Ao longo do evento, foram elogiadas várias ações dos homenageados, que conseguiram salvar crianças de engasgos e afogamentos, resgatar vítimas de acidentes, impedir assaltos, evitar estupros e outras violências contra mulheres, capturar criminosos, combater o tráfico de drogas, entre outras situações.
Representando a Secretaria de Segurança Pública, o subsecretário da pasta, Gustavo Danzmann, ressaltou que a homenagem contribui para valorizar os servidores como profissionais e como seres humanos. “A exaltação desses sentimentos de honra, de valor, de orgulho, e de dedicação ao próximo ajuda a construir uma sociedade mais justa e mais humana”, disse Danzmann.
Histórias de sucesso
Um dos homenageados foi o sargento Itamar Lima Júnior, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do DF. Ele estava de folga quando viu um acidente de trânsito na BR-060, em 6 de junho. O policial percebeu que a colisão entre uma ambulância e um carro havia acabado de ocorrer, pois o socorro não estava no local.
O sargento parou para ajudar e, utilizando um kit de primeiros socorros que costuma guardar em seu carro, fez um torniquete para conter a grave hemorragia no braço do médico Ricardo Pinheiro, que estava dentro da ambulância. A atitude permitiu que a vítima chegasse com vida ao hospital, a tempo de ser operada e sobreviver.
“Se eu estivesse com pressa para chegar no meu compromisso, haveria mais uma pessoa na estatística dos óbitos em acidentes de veículos. Deus me iluminou naquele momento e hoje o Dr. Ricardo vai poder passar o Natal com a família”, comentou o policial.
O médico salvo também participou da sessão solene. “Eu ia sangrar até morrer. Para que o cirurgião vascular do Hospital de Base pudesse religar [a artéria], alguém antes dele precisava garantir que eu chegasse ao hospital”, agradeceu o médico Ricardo Pinheiro. Ele enfatizou que “o cuidado com uma pessoa grave é uma corrente”, que começa antes da chegada no hospital.
Outra homenageada foi uma equipe de dez bombeiros que salvou um bebê de um ano de um afogamento na piscina. A deputada Paula Belmonte se emocionou ao entregar essa moção de louvor.
“Eu sou mãe de seis filhos, mas tenho um filho no céu que teve um acidente dentro da piscina. Essa homenagem tem um significado especial para mim. Eu sei o significado de salvar uma criança”, contou a parlamentar. Belmonte considera que a moção é “uma pequena homenagem, mas que se torna grande porque os senhores transformaram a vida de muitas pessoas”.
O evento completo pode ser assistido no YouTube da TV Câmara Distrital.