SIMPÓSIO REGIONAL DE DEFESA CIVIL REÚNE AUTORIDADES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS

Encontro reuniu autoridades estaduais e municipais para fortalecer ações preventivas e discutir o acesso a recursos federais.

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás recebeu, na última terça-feira (21/10), no Auditório da Escola do Futuro, um grande simpósio sobre Defesa Civil, reunindo o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Capitão Rodrigues, representantes de todas as regionais e autoridades locais. O encontro teve como objetivo fortalecer o funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil, aprimorar a elaboração de decretos de emergência e orientar os municípios sobre a captação de recursos federais.

Durante o evento, o Capitão Rodrigues destacou a importância da capacitação e da padronização das ações nas regionais: “Vamos estar passando para todas as regiões de defesa civil a maneira como eles devem operar o Sistema Nacional de Defesa Civil, a maneira como eles devem elaborar os processos de decretação de situação de emergência, estados de calamidade pública e também a forma correta que eles devem usar para fazer a captação de recursos federais”, afirmou.

Atualmente, 12 municípios da região já possuem a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), órgão municipal responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil nos municípios. Com regiões cada vez mais integradas, as ações conjuntas se tornam fundamentais para prevenir transtornos e salvar vidas.

O simpósio contou ainda com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coordenada pelo secretário Tadeu Martins, que ressaltou o papel do trabalho intersetorial na construção de soluções sustentáveis e eficazes para o município.

Valparaíso foi contemplado com R$ 50 milhões para uma grande obra de infraestrutura que promete transformar a cidade. O prefeito Marcus Vinicius destacou o impacto direto do investimento na vida da população.

“Vocês sabem aqueles alagamentos que a gente sempre sofre num período chuvoso entre Jardim Oriente até o Cruzeiro do Sul, aquilo está com os dias contados. São 50 milhões de reais que a gente vai conseguir fazer uma intervenção para acabar com esse problema e trazer mais tranquilidade para a nossa comunidade.”

O simpósio marcou um novo momento de cooperação entre os municípios e as forças de segurança, fortalecendo a capacidade de resposta da região e abrindo caminho para um futuro mais seguro e resiliente para a população valparaisense.

SECOM-PMVG

Créditos do Conteúdo

Matéria Anterior

Ação conjunta da PMDF resulta na prisão de assaltante e recuperação de veículo roubado em Ceilândia

Próxima Matéria

PMDF prende dupla armada com faca após roubo de celular em frente ao Hospital Regional de Ceilândia

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share