Por Larissa Barros
A etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC) será realizada neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de novembro, com a participação de alunos de escolas públicas do Distrito Federal e do entorno. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Na sexta-feira (7), a visitação ocorre das 9h às 13h e das 15h às 17h; no sábado (8), das 9h às 16h30. A escola do Sesi onde será o evento fica na QNF 24, Área Especial, em Taguatinga Norte.
As equipes são formadas por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, que desenvolvem projetos inovadores com robôs autônomos programados por eles mesmos. Ao todo, serão 30 times na disputa, 20 de escolas públicas e 10 de particulares. Os melhores colocados avançam para a etapa nacional e, depois, podem chegar a representar o Brasil em competições internacionais.
Na temporada 2025/2026, o tema da FLLC aborda eras arqueológicas. Os participantes serão desafiados a propor soluções para problemas reais relacionados ao tema, explorando conceitos de ciência, engenharia, matemática e tecnologia. A Rede Sesi-DF vai competir com cinco equipes: Aion-X, Albatroid, Atomics, Lego Field e Lego of Olympus. A instituição também terá representantes em outras modalidades, First Robotics Competition (FRC) e Stem Racing, cujas datas serão anunciadas posteriormente.
A Rede Sesi-DF tem histórico de destaque na robótica. Na edição de 2024 da First Lego League Challenge, a equipe Albatroid conquistou troféu na etapa nacional e garantiu vaga para competir na Califórnia, nos Estados Unidos, de onde voltou premiada.
As equipes são avaliadas em quatro categorias: Core Values, que analisa trabalho em equipe, inovação, inclusão e outros valores essenciais; Desafio do Robô, em que o robô deve cumprir até 15 missões em três rounds de dois minutos e meio; Design do Robô, que avalia o processo de criação e testes de programação; e Projeto de Inovação, no qual os estudantes apresentam soluções para desafios reais ligados à temática da temporada.
O resultado será divulgado no fim da programação do sábado (8).