Unidade da rede pública do DF especializada em diabetes, obesidade e hipertensão recebe quase R$ 500 mil em investimento

O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) passou por uma reforma completa que trouxe mais conforto e funcionalidade aos pacientes e profissionais. Com investimento de quase R$ 500 mil, as melhorias incluem a modernização dos espaços de atendimento e a troca das cadeiras de podologia utilizadas no Ambulatório do Pé Diabético, garantindo mais qualidade e segurança no cuidado aos usuários do serviço.

Entre as obras iniciadas em janeiro deste ano estão a troca das redes elétrica e hidráulica, dos telhados e dos pisos do salão externo, além da pintura geral. Todo o calçamento foi reconstruído para garantir acessibilidade, com o alargamento das faixas de pedestres e a instalação de rampas e rebaixamentos. Também foram instaladas portas e janelas de blindex.

A aposentada Ilda Modesto, 66 anos, conheceu o serviço neste mês. Ela acompanha o filho, Lucas Modesto, 35, no tratamento de diabetes autoimune latente do adulto (Lada). O paciente teve a segunda consulta com a equipe multiprofissional do centro, após encaminhamento do médico de família e comunidade da unidade básica de saúde (UBS) de referência. “Nós ficamos encantados desde a primeira vez que viemos aqui”, conta a mãe.

Ampliação

As modificações internas possibilitaram a construção de três novas salas para acolhimento e assistência de enfermagem. A reforma também alcançou o espaço de convivência, um salão externo utilizado para atividades em grupo.

Além de beneficiar os pacientes, as melhorias também motivam os profissionais. “Essas adequações ocorrem e a gente fica com mais vontade de cuidar e de melhorar. Um lugar bem cuidado pede que continue sendo cuidado”, afirma a gerente substituta do Cedoh, Cássia Regina Luz.

As modificações internas possibilitaram a construção de três novas salas para acolhimento e assistência em enfermagem

Referência especializada

O Cedoh é referência em consultas ambulatoriais de casos graves de diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Desde 2017, os serviços são ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.

Para a realização da primeira consulta, é necessário ser encaminhado por uma UBS, por meio do Sistema de Regulação, conforme os critérios da nota técnica da endocrinologia para diabetes, obesidade ou hipertensão.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Desenvolvimento nacional é tema de fórum na CLDF com presença Luiz Fux e Ciro Gomes

Próxima Matéria

Agências do trabalhador do DF têm 685 vagas de emprego nesta quinta (30)

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share