UPA do Gama completa 4 anos com mais de meio milhão de atendimentos

Nascido e criado no Gama, Israel Pereira Souza começou a frequentar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gama em 2024, quando sentiu fortes dores no peito e na perna, além de falta de ar. “Fui muito bem atendido, o pessoal sempre me trata muito bem. Nota dez”, avalia. Para ele, a unidade trouxe facilidade e conforto à comunidade.

O atendimento de Israel integra a estatística de mais de 535 mil atendimentos realizados pela UPA do Gama em seus quatro anos de funcionamento. Inaugurada em 27 de outubro de 2021 e administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a unidade realizou mais de 80 mil atendimentos apenas em 2025.

O gerente da UPA, Flávio Oliveira Amorim, destaca o compromisso da unidade com um atendimento acolhedor e humanizado. “Com protocolos bem definidos, empenho diário dos profissionais e apoio das equipes terceirizadas parceiras, garantimos um serviço de urgência com qualidade, agilidade e escuta ativa, em sintonia com as necessidades da comunidade”, afirma.

O técnico de enfermagem Davi Cordeiro de Azevedo, um dos cerca de 160 colaboradores do IgesDF na unidade, ressalta que o foco vai além do tratamento clínico: “O foco não é apenas tratar, mas também acolher e escutar, o que faz toda a diferença no atendimento de urgência e emergência”. A equipe ainda conta com 50 terceirizados, que colaboram para manter a qualidade e o acolhimento.

A radiologista Marilia Soares, presente desde a inauguração, complementa: “Estamos sempre juntos, acolhendo o paciente e os colaboradores. Trabalhamos em equipe — radiologia, médicos, enfermagem e coordenação — sempre para dar o melhor”.

Com atendimento 24 horas por dia, a UPA do Gama possui capacidade para atender 4.266 pessoas por mês. A estrutura inclui dois leitos na sala vermelha, sete na sala amarela e 10 poltronas na sala verde para medicação, inalação e reidratação. Além do atendimento clínico, são realizados exames laboratoriais, radiológicos e administração de medicamentos.

Teleconsulta agiliza atendimentos

Desde maio deste ano, a unidade implantou o teleatendimento, destinado a casos de menor gravidade (classificados como verdes), que muitas vezes enfrentam longas esperas. O paciente é atendido em sala equipada com câmera, microfone e sistema eletrônico, podendo realizar exames, receber prescrições, atestados e, se necessário, ser encaminhado para atendimento presencial.

Desde a implantação, foram realizados 2.204 teleatendimentos, com recorde de 625 consultas em junho, apresentando alta adesão de 59,21%, contribuindo para maior resolutividade, otimização do fluxo assistencial e redução da sobrecarga das equipes presenciais.

Flávio Amorim projeta um futuro ainda mais eficiente para a UPA: “Seguiremos trabalhando com dedicação total, reduzindo tempos de espera, aumentando a resolubilidade e mantendo índices de satisfação cada vez mais altos. Cada atendimento reafirma nosso compromisso de cuidar com excelência do povo do Gama”.

Com informações do IgesDF

Fonte Original

Matéria Anterior

Áreas de quatro regiões terão o fornecimento de energia suspenso nesta terça (28) para serviços na rede

Próxima Matéria

Oportunidade para quem está em busca de emprego – Portal Goiás

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share