VALPARAÍSO AVANÇA NA MODERNIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO E SUPERA MÉDIA NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO

Nova plataforma facilita o acesso a programas sociais e garante maior agilidade no atendimento das famílias de baixa renda

Em março de 2025, entrou em operação a nova versão do Cadastro Único (CadÚnico), com uma plataforma mais moderna, intuitiva e integrada. A atualização visa simplificar o processo de registro e garantir mais eficiência na identificação e inclusão das famílias de baixa renda no Brasil.

A nova ferramenta digital permite a interligação online com diferentes bases de dados do Governo Federal, além da automatização de processos, o que torna mais ágil a inserção e a atualização das informações das famílias. A medida beneficia tanto os usuários do sistema quanto os operadores locais.

O Cadastro Único é a principal porta de entrada para programas sociais no Brasil e tem como público-alvo as famílias com renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa. Em Valparaíso de Goiás, o programa tem papel fundamental na política de assistência social. Atualmente, o município conta com 33.868 famílias cadastradas, com destaque para a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) que, em maio de 2025, atingiu 91,2%, superando a média nacional de 87,3%.

Só no mês de junho de 2025, 11.348 famílias de Valparaíso foram atendidas pelo Programa Bolsa Família, que além de garantir uma renda básica, busca promover o acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e assistência social, por meio da articulação com outras políticas públicas.

Outro benefício acessado por meio do CadÚnico no município é o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, que atendeu, no mesmo período, 415 famílias em situação de vulnerabilidade, assegurando mais dignidade e segurança alimentar.

A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça a importância de manter os dados atualizados, informando sempre que houver mudanças na composição familiar, endereço, renda, ou escola dos dependentes. Procure a sede do Cadastro Único ou a unidade do CRAS mais próxima da sua residência.

SECOM-PMVG

Créditos do Conteúdo

Matéria Anterior

Valor da obra na Afonso Pena sobe para R$ 27 milhões com novo aditivo; ciclovia segue suspensa pela Justiça

Próxima Matéria

Ministério do Trabalho investiga morte de homem que foi soterrado enquanto trabalhava em obra em Itapetininga

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share