VALPARAÍSO INICIA IMPLANTAÇÃO DE SUA PRIMEIRA CICLOVIA COM ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO

Obra marca avanço na mobilidade urbana sustentável e reforça o compromisso da gestão com inclusão, segurança viária e qualidade de vida da população

Na manhã desta terça-feira, 10 de junho, Valparaíso de Goiás deu um passo importante em direção a uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva com o lançamento oficial da ordem de serviço para a construção da primeira ciclovia do município. O evento, que reuniu autoridades municipais, representantes do Governo de Goiás e a comunidade, marca um novo capítulo na história da cidade.

O prefeito Marcus Vinícius destacou a relevância da obra para a qualidade de vida da população. “Essa será a primeira ciclovia da região. Nenhuma outra cidade ao nosso redor tem uma ciclovia estruturada, e Valparaíso está desbravando esse caminho. Essa iniciativa vai muito além da mobilidade — é sobre inclusão, segurança e bem-estar”, afirmou. 

O local escolhido, entre as etapas, B, C D e E, contempla áreas com escolas, praças e espaços de lazer, garantindo integração com equipamentos públicos já existentes. É importante lembrar que já existe uma licitação em andamento para a finalização da pista de caminhada, que também complementará a infraestrutura da região.

Representando a Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Jean Damas pontuou a importância de olhar para quem mais precisa. “A ciclovia representa um olhar sensível da gestão para a população mais vulnerável, que enfrenta diariamente sol, trânsito e riscos. Cuidar dos ciclistas, das crianças e dos pedestres é um avanço importante para uma cidade mais justa e segura“, disse.

A obra representa um investimento importante na segurança viária e no incentivo ao uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis. Mais do que uma estrutura física, a ciclovia simboliza uma cidade que caminha — ou pedala — rumo ao futuro.

O vereador Ricardo Viana também se manifestou, destacando a dimensão ambiental e econômica do projeto. “Estamos iniciando uma nova etapa, uma transição entre os modais poluentes para modais sustentáveis. Essa pauta já é realidade em diversos países, e Valparaíso agora entra nesse movimento. Além disso, a ciclovia impulsiona o comércio local, gera novas oportunidades de emprego, como para os mecânicos de bicicletas, e fortalece a cidade com um novo conceito de mobilidade.

Durante o evento, o prefeito ainda agradeceu a equipe da Agência Municipal de Trânsito, ressaltando o papel do superintendente André, que tem se destacado com importantes conquistas para o setor, como a implantação do transporte público e parcerias institucionais, inclusive com o Detran, que fornecerá a mão de obra para a execução da ciclovia.

Ainda nesta segunda-feira, às 14h, haverá um novo encontro na Câmara Municipal para debater a estrutura cicloviária e os próximos passos da mobilidade urbana no município. A reunião contará com representantes do Estado, do Detran, da prefeitura e da comunidade local.

SECOM-PMVG

Créditos do Conteúdo

Matéria Anterior

Eduardo Pedrosa cobra justiça para criança autista arrastada pelos pés em clínica do DF

Próxima Matéria

Pastor Daniel de Castro prega parceria do Estado com igrejas

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share