VÍDEO: Recém-nascido é salvo por policiais militares após se engasgar com leite materno no interior do AC


Pais buscaram o 5º Batalhão da PM, em Brasiléia, pedindo socorro para o filho engasgado. Policiais aplicaram a manobra de Heimlich para socorrer o bebê. Policiais militares salvam bebê engasgado com manobra de Heimlich no interior do Acre
Um recém-nascido, de 5 dias, foi salvo por policiais militares de Brasiléia, interior do Acre, após se engasgar com leite enquanto era amamentado. Os pais chegaram no 5º Batalhão da PM-AC pedindo socorro e os soldados Francisco Neto e Emílio Amaral usaram a manobra de Heimlich para desengasgar o bebê. (confira acima)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Emílio Amaral é formado em enfermagem, mas não exerce a profissão, e estuda medicina. Já Francisco Neto é estudante de medicina. O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (18).
“Era quase meia-noite quando o comandante da guarda entrou no alojamento perguntando se a gente era habilitado a fazer algum procedimento com recém-nascido. Corremos lá para a frente e fiz a manobra nas costas dele. Aprendi a manobra durante o curso na Ufac e também no treinamento da PM”, explicou Amaral.
O soldado relembrou que os pais estavam em um carro em busca de socorro. O bebê estava roxo quando chegou ao quartel. “Estava com a aparência roxa com falta de oxigênio. Inclinei ele para frente e bati nas costas. Ele não chorou, tinha um pouco de leite abaixo da boca e perto do nariz, limpei o rosto dele e percebi que voltou a respirar normal”, contou.
PM aplicou a manobra de Heimlich para salvar recém-nascido em Brasiléia
Reprodução
Durante todo procedimento, Amaral destaca que o estudante de medicina e colega de farda, Francisco Neto, conferiu os batimentos do bebê e acompanhou o procedimento. “Tínhamos feito uma pequena pausa para tomar água, comer algo e já íamos voltar pra rua quando eles apareceram”, confirmou.
O soldado explicou também que orientou o casal a buscar o hospital para garantir um atendimento mais específico para o bebê. Na correria, o PM diz que não pegou o contato dos pais e nem teve mais notícias da criança.
“Foi muito rápido, chegaram e logo saíram. Só chegaram pedindo ajuda, não pedimos informações de nada. Quando vimos que o bebê estava respirando, pedimos que fossem no hospital por conta do risco de broncoaspiração”, finalizou.
O g1 não conseguiu contato com os pais do bebê.
Após conferir que bebê respirava normalmente, militar orientou os pais a buscarem uma unidade de saúde
Reprodução
Veja como realizar a Manobra de Heimlich:
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
📌 Técnica para crianças e adultos:
Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.
Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.
Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
Reveja os telejornais do Acre

Créditos do conteúdo

Matéria Anterior

Redução de interstício garante promoção de mais de mil policiais militares do DF

Próxima Matéria

Distritais se reúnem com MTST para destravar moradia social

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share