Visita técnica marca mais uma etapa de preparação para a reabertura do Autódromo de Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) e representantes da organização da Stock Car realizaram, nesta quarta-feira (29), uma visita técnica ao Autódromo Internacional de Brasília, acompanhada de reuniões para ajustar os últimos detalhes da estrutura e da logística do evento que marcará a reinauguração do local, após ampla reforma.

Durante o encontro, foram discutidos temas como acessos do público e das autoridades, planejamento de trânsito e etapas finais da obra. A programação será realizada em quatro dias, começando em 27 de novembro com o desfile de veículos pela cidade e terminando com a corrida de 30 de novembro, data oficial da reabertura. O evento contará com mais de 20 carros da Stock Car e veículos de turismo, além de atividades voltadas a estudantes da rede pública.

Obras na fase final

De acordo com o superintendente do BRB Autódromo, Fernando Distretti, os trabalhos estão na etapa de finalização: “Estamos concluindo o paisagismo e a sinalização, além dos ajustes no muro de segurança do pitwall. Até 15 de novembro, toda a obra deve estar concluída para a homologação da pista”, afirmou.

O autódromo tem 5.384 metros de extensão, 16 curvas e três retas principais, sendo a maior com 803 metros. Entre as melhorias, estão a modernização do traçado, a instalação de 15 mil metros lineares de guard rail triplo, 40 mil metros quadrados de áreas de escape e novo asfalto com tecnologia gap graded, que oferece melhor drenagem e aderência.

Pilotos elogiam o circuito

O brasiliense Enzo Elias, de 23 anos, piloto da Stock Car, participou da visita técnica e elogiou o resultado: “O autódromo está demais, o asfalto está incrível. É um sonho correr aqui, em casa, diante da família e dos amigos”, afirmou. Ele destacou que a pista é “larga, segura e moderna”, com zebras e áreas de escape que favorecem o desempenho dos pilotos.

Expectativa de público e impactos

Com entrada gratuita e expectativa de 50 mil pessoas no dia da corrida, a cidade se prepara para garantir segurança e fluidez no trânsito. O Detran-DF anunciou o fechamento da Avenida do Contorno e a criação de bolsões de estacionamento próximos ao autódromo. A recomendação é priorizar o uso de transporte público e por aplicativos.

“Queremos que o evento ocorra com tranquilidade e que toda a população possa aproveitar esse novo espaço do DF”, afirmou Gustavo Cattini, coordenador de policiamento de trânsito metropolitano.

Novo polo turístico

Além de devolver um espaço fechado há mais de uma década, a reinauguração representa uma nova fase para o turismo e o lazer em Brasília. Segundo o secretário-executivo de Turismo do DF, Bernardo Antunes, o local está preparado para receber shows, eventos esportivos e culturais, além das competições automobilísticas.

“É o único autódromo localizado no centro de uma cidade, com acesso fácil a hotéis, shoppings e restaurantes. A ideia é transformá-lo em um espaço multifuncional que movimente o turismo e a economia local”, afirmou Antunes.

História

Inaugurado em 1974, o Autódromo Internacional de Brasília foi projetado pelo engenheiro Samuel Dias e construído pelo DER-DF, sob gestão de Cláudio Starling. O circuito já sediou provas da Fórmula 1, Fórmula 3 Sul-Americana, Gran Turismo, Fórmula Truck, Stock Car e Campeonato Brasileiro de Motociclismo.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Incêndio atinge residência no Park Way; Corpo de Bombeiros controla as chamas e evita maiores danos

Próxima Matéria

Jornalista Caio Barbieri recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share